coupon code for myntra

flipkart voucher code

abof.com coupon

globalnin.com

A resistência dos pequenos produtores: documentário dá visibilidade à luta pela permanência do Empório Rural do Lago Oeste

 em Empório, Notícias

A turma Nos caminhos do Audiovisual produziu, como trabalho final da disciplina, um documentário sobre o Empório Rural Lago Oeste. Ele aborda a história de produtores rurais e a disputa judicial pelo local onde está o Empório. A produção tem a intenção de dar visibilidade às pessoas do campo e contribuir para campanha de permanência do Empório no espaço que ele ocupa hoje que ele ocupa hoje.

 

O documentário traz entrevistas com produtores e comerciantes que dependem do Empório para manter sua sobrevivência. Além dos produtores rurais, o Empório, que pertence à Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste, ASPROESTE, tem a presença de associações como a Agro-orgânica e de Artesãos de Sobradinho. A relação de produtos é ampla e conta com: frutas, verduras e legumes orgânicos, flores e plantas ornamentais, queijos, ovos, doces, defumados, temperos, biscoitos, pães, licores, mel, geleias e produtos artesanais, como móveis e decoração. A produção foi feita por Alessandra Lopes, Lu Maria, Anna Cristina e Márcia Oliveira.

 

Assista ao documentário 

 

A administração do local é feita pela ASPROESTE, mas o terreno pertence ao DER, órgão que autorizou a construção do espaço. No entanto, a rede de postos de gasolina Sanremo, que tem um terreno atrás do Empório, entrou na Justiça para pedir a demolição do espaço junto ao Tribunal Judiciário do Distrito Federal (TJDF) alegando que o espaço atrapalha a visibilidade do futuro comércio deles. 

 

Em disputa judicial desde 2018, a ASPROESTE ganhou na 1ª Instância, mas perdeu na 2ª, quando o Tribunal ordenou a demolição do Empório. E com isso muitos produtores estão preocupados e buscando alternativas para contestar a decisão. Nessas condições, o advogado da ASPROESTE entrou com embargos declaratórios, cujo julgamento está marcado para 29/01/2019.

 

História do Empório Lago Oeste

 

O Empório existe há 20 anos na região do Grande Colorado e é voltado, preferencialmente, para a produção orgânica. Depois de funcionar como feira no estacionamento do Shopping Flamingo, foi instalado como feira rural em área de domínio do DER-DF logo acima do Shoppinf, com o apoio da Secretaria de Agricultura e EMATER-DF.

 

Em 2012, houve um incêndio no empório, que era de madeira e teto de sapé. Após esse episódio, o espaço foi reconstruído e reinaugurado em outubro de 2018. A obra contou com recursos da Asproeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por interveniência da Fundação Banco do Brasil. 

 

O estabelecimento tem 480m² distribuídos em 21 boxes, estacionamento, lanchonetes, banheiros e também conta com rampas de acessibilidade.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search