00

O Brasil superou a Índia e se tornou o segundo maior exportador mundial de algodão, perdendo apenas para os Estados Unidos. Do outro lado, os maiores importadores estão nos mercados asiáticos, onde se concentram as maiores indústrias de algodão.

 

A colheita recorde da fibra foi de 2,725 milhões de toneladas no ciclo 2018/19 e tende a ser superada, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A previsão é produzir 2,75 milhões de toneladas no período 2019/20, com aumento de 1,1%. Esse aumento é influenciado pelos investimentos feitos no setor e pela expansão das áreas de cultivo. 

 

O estado do Mato Grosso é o principal produtor de algodão do País. Ele contribui para as exportações brasileiras que, no ano passado, totalizaram 1,610 milhão de toneladas e US$ 2,638 bilhões, de acordo com o sistema Agrostat do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). 

 

Com o avanço da produção, o Brasil passou a influenciar os preços no mercado de algodão e detém mais de 20% do mercado global da fibra. Hoje, além de segundo maior exportador de algodão do mundo, o país é o quarto maior produtor. 

 

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Exportadores de Algodão (Anea), Henrique Sniticovski, disse que os pontos fortes da pluma brasileira perante os clientes externos são qualidade, volume e, principalmente, constância na oferta.

Assista uma reportagem completa da Embrapa falando sobre o algodão brasileiro

https://www.youtube.com/watch?v=HrQ_foUHwZc

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.