coupon code for myntra

flipkart voucher code

abof.com coupon

globalnin.com

COMPOSTAGEM: O QUE É E COMO FAZER?

 em Sem Categoria

A compostagem é um processo de tratamento biológico do lixo. Esse método transforma a matéria orgânica em adubo natural. Entre os benefícios da compostagem estão:

Reduz a quantidade de lixo nas residências;
Transforma resíduos em adubo para hortas e jardinagem;
Auxilia no aumento da vida útil dos aterros públicos;
Gera autossuficiência e economia, pois você passa a produzir o próprio adubo.

De acordo com a engenheira agrônoma da Emater, Roseli Oliveira, é fundamental a separação do lixo entre orgânico e inorgânico e a atenção na hora de fazer a compostagem. “O processo [de compostagem] é muito natural, exige cuidados para evitar os excessos, mas tem que começar”, afirma.

A compostagem é feita exclusivamente com lixo orgânico e ela segue uma proporção, como explica Roseli: “Você tem que fazer um percentual entre o material mais úmido — restos de legumes e cascas — com o material mais fibroso — capim e as folhas. Então deve usar pelo menos 30% úmido e 70% do material mais seco”, afirma.

Preparamos um passo a passo para ensiná-lo como fazer, na prática, e usando o que você já tem em sua chácara.

 

Passo a passo da compostagem:

  1. Separe um pilha de compostos orgânicos (restos de frutas, ossos, guardanapo, sacos de café, chá, cascas de ovo, sementes, etc).
  2. Escolha um local de preferência plano e de fácil acesso para levar os materiais. Também é bom que esteja próximo de uma fonte de água para as irrigações periódicas;
  3. Empilhe as palhas (capim, folhas e grama) que tiver disponível, em camadas de no máximo 30 cm, e forme assim sua primeira camada.
  4. Agora vamos intercalar as camadas com material fibroso e compostos orgânicos. Vamos fazendo novas camadas em formato piramidal de até 1 metro e 30 centímetros.
  5. A cada 20 dias você tem que aerar, isto é, revirar a pilha com uma pá.
    No processo de compostagem, a aeração é o fator fundamental, porque o arejamento evita a formação de maus odores e a presença de insetos, como as moscas de frutas, por exemplo, o que é importante tanto para o processo como para o meio ambiente.
  6. Será preciso o acompanhamento da sua pilha de compostagem, mas a média de maturação é de 2 a 3 meses.
  7. Após a maturação você pode aproveitar a pilha para adubar suas plantações.
  8. O processo é cíclico e pode ser recomeçado em várias pilhas uma próxima a outra.

Observações importantes:

Papel higiênico não entra no grupo de materiais orgânicos
Comida (arroz, feijão, macarrão, carnes, etc) também não
É fundamental cumprir a proporção do processo, pois o excesso deixa a compostagem muito molhada e provoca o chorume, proliferação de líquido poluente que contamina o solo e gera odor.
Se for no período seco você pode umedecer um pouquinho (35% úmido e 65% do material mais seco). Já no período de chuvas, é indicado colocar uma lona para não haver introdução de água externa no sistema, que já está funcionando. Com a lona você impermeabiliza o capim, e faz com que a água escorra.

Ficou com dúvidas ou quer se aprofundar mais? Você pode entrar em contato com a Emater-DF.
Site: http://www.emater.df.gov.br/
Telefone: 61 34781259

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search