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POSIÇÃO DA ASPROESTE EM RELAÇÃO AOS QUEBRA-MOLAS

Tendo em vista a intensa movimentação de moradores do Lago Oeste, através das redes sociais, contra e a favor dos quebra-molas instalados ao longo da DF-001, a ASPROESTE soltou NOTA DE ESCLARECIMENTO a seus associados no Informativo e via email, esclarecendo a atuação e o posicionamento da Associação em relação a este assunto. Para conhecimento geral, publicamos esta NOTA, agora, aqui no site:

1. uma das reivindicações mais antigas da comunidade do Lago Oeste, o recapeamento da pista da DF-001, foi atendida finalmente, nos últimos três anos;
2. a óbvia melhora da pista provocou um exagerado aumento da velocidade de motoristas de carros, caminhões e carretas ao trafegarem pela nova pista, ampliando consideravelmente os riscos de acidentes, inclusive fatais;
3. preocupada com tal situação, ainda em 2017, a direção da ASPROESTE reuniu-se com a direção do DER-DF no sentido de discutir soluções viáveis para coibir o excessivo aumento da velocidade que vinha ocorrendo na pista;
4. neste ínterim, surgiu uma determinação dos órgãos ambientais para que a velocidade máxima em vias em áreas de preservação ambiental fosse estabelecida em 60 km/h e, apesar da discordância da ASPROESTE, que tentou fixar esta velocidade máxima em 80 km/h, tal determinação (60 km/h) foi acatada pelo DER-DF, no caso do Núcleo Rural Lago Oeste;
5. daí, em reuniões conjuntas dos dirigentes da ASPROESTE com dirigentes e áreas técnicas do DER-DF e do Parque Nacional de Brasília, foram definidas as formas de controle de velocidade a serem empregadas na DF-001: quebra-molas nos pontos tradicionais e conhecidos onde há passagem de animais (antes da Basevi e entre ruas 12 e 13) e redutores eletrônicos ao longo da pista;
6. a direção da ASPROESTE ainda não tem uma explicação porque o DER-DF acabou por implantar mais quebra-molas do que o previsto nestas reuniões, mas tem conhecimento, por enquanto, que o processo licitatório para compra dos redutores eletrônicos de velocidade já se encontra em andamento.
Observação: como informa a nota anterior, o processo licitatório acima referido já foi encerrado, e o DER-DF está instalando os redutores eletrônicos ao longo da pista.

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