Na semana anterior ao carnaval, equipes do ICMBIO e da PMDF, em parceria com a Polícia Federal, promoveram ações de fiscalização na região de chácaras do Lago Oeste, nas proximidades do Parque Nacional de Brasília, em áreas de domínio da SPU, localizadas na APA do Planalto Central e na APA Distrital do Cafuringa.
Na ocasião, eles barraram dois suspeitos de desmatamento e grilagem de terras públicas, situadas em área da União, de acordo com nota divulgada pelo perfil Ecos Brasil em sua conta no Facebook.
Os órgãos de fiscalização afirmaram ao Ecos Brasil, que vão intensificar a vigilância neste ano, muito por conta das obras de pavimentação da DF-001. De acordo com as autoridades, as obras na região podem facilitar ações ilegais, assim como de novas ocupações irregulares nestas áreas protegidas.
A Ecos Brasil relata que “serão efetivadas novas operações conjuntas de fiscalização e monitoramento, para coibir ações irregulares de degradação ambiental e parcelamentos ilegais, associados à grilagem, nessas importantes áreas verdes de cerrado, que inclusive são fundamentais para a garantia do abastecimento de água à população do Distrito Federal, pois nelas também estão localizadas as áreas de proteção de importantes mananciais, tanto para a Represa Santa Maria, como para a do Descoberto”.