A turma Nos caminhos do Audiovisual produziu, como trabalho final da disciplina, um documentário sobre o Empório Rural Lago Oeste. Ele aborda a história de produtores rurais e a disputa judicial pelo local onde está o Empório. A produção tem a intenção de dar visibilidade às pessoas do campo e contribuir para campanha de permanência do Empório no espaço que ele ocupa hoje que ele ocupa hoje.

 

O documentário traz entrevistas com produtores e comerciantes que dependem do Empório para manter sua sobrevivência. Além dos produtores rurais, o Empório, que pertence à Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste, ASPROESTE, tem a presença de associações como a Agro-orgânica e de Artesãos de Sobradinho. A relação de produtos é ampla e conta com: frutas, verduras e legumes orgânicos, flores e plantas ornamentais, queijos, ovos, doces, defumados, temperos, biscoitos, pães, licores, mel, geleias e produtos artesanais, como móveis e decoração. A produção foi feita por Alessandra Lopes, Lu Maria, Anna Cristina e Márcia Oliveira.

 

Assista ao documentário 

 

A administração do local é feita pela ASPROESTE, mas o terreno pertence ao DER, órgão que autorizou a construção do espaço. No entanto, a rede de postos de gasolina Sanremo, que tem um terreno atrás do Empório, entrou na Justiça para pedir a demolição do espaço junto ao Tribunal Judiciário do Distrito Federal (TJDF) alegando que o espaço atrapalha a visibilidade do futuro comércio deles. 

 

Em disputa judicial desde 2018, a ASPROESTE ganhou na 1ª Instância, mas perdeu na 2ª, quando o Tribunal ordenou a demolição do Empório. E com isso muitos produtores estão preocupados e buscando alternativas para contestar a decisão. Nessas condições, o advogado da ASPROESTE entrou com embargos declaratórios, cujo julgamento está marcado para 29/01/2019.

 

História do Empório Lago Oeste

 

O Empório existe há 20 anos na região do Grande Colorado e é voltado, preferencialmente, para a produção orgânica. Depois de funcionar como feira no estacionamento do Shopping Flamingo, foi instalado como feira rural em área de domínio do DER-DF logo acima do Shoppinf, com o apoio da Secretaria de Agricultura e EMATER-DF.

 

Em 2012, houve um incêndio no empório, que era de madeira e teto de sapé. Após esse episódio, o espaço foi reconstruído e reinaugurado em outubro de 2018. A obra contou com recursos da Asproeste e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por interveniência da Fundação Banco do Brasil. 

 

O estabelecimento tem 480m² distribuídos em 21 boxes, estacionamento, lanchonetes, banheiros e também conta com rampas de acessibilidade.

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.