Como já é sabido, há 02 projetos tramitando no Congresso cujos objetivos são a expansão da Reserva Biológica da Contagem/REBIO, transformando-a no Parque Nacional da Contagem. Isto é muito bom para o Lago Oeste, que fica inteiramente cercado por áreas de preservação ambiental, dificultando muito o interesse especulativo, que quer sua urbanização.
Mas há um, porém: o projeto mais adiantado, do senador Izalci Lucas, já aprovado no Senado, indica um perímetro para o novo Parque que não respeita o perímetro do Lago Oeste, que acompanha o EIA-RIMA que já foi aprovado pelo IBRAM.
Com isto, chácaras dentro do perímetro original do Lago Oeste são afetadas por esta perimetral do novo Parque, algumas tendo suas áreas reduzidas para menos de 02 hectares, área mínima exigida para uma chácara na região.
A Asproeste é inteiramente favorável ao Parque Nacional da Contagem, mas quer que a poligonal do Lago Oeste seja respeitada. E é este assunto que estará em debate no Fórum. Quem tem áreas na região afetada não deve perder esta oportunidade de aprofundar-se no conhecimento dos projetos, verificar se um deles ou ambos podem ser prejudiciais a seus interesses e propor ações junto ao Congresso para evitar que os possíveis prejuízos sejam efetivados.