A Associação dos Produtores do Núcleo Rural Lago Oeste/ASPROESTE foi criada em 1987, com dois compromissos primordiais: manter a região como área rural e de preservação ambiental e lutar por sua regularização fundiária. Em 30 anos de atuação, principalmente representando politicamente a região junto às autoridades públicas distritais e federais, ela acabou assumindo ou participando diretamente de ações administrativas e sociais de responsabilidade do GDF.
Assim é que, hoje, estão instaladas em sua sede, à DF-001, Chácara 67, a UBS – Unidade Básica de Saúde do Lago Oeste – e os Postos da EMATER e da Polícia Militar que atendem toda a região rural circunvizinha. Ali se encontram, também, os poços de análises quantitativa e qualitativa da água da região, feitas pela ADASA, um Viveiro Educador, mantido em convênio com uma ONG para difundir práticas vegetais específicas do cerrado, bem como plantio e venda de mudas locais, e outra ONG, que presta serviços educacionais à comunidade.
A ASPROESTE dispõe em sua sede, ainda, de uma pista gramada para atividades equestres, de um campo de futebol para o lazer de caseiros e prestadores de serviços, um salão de reuniões e um galpão para festividades, local mais adequado para as reuniões sociais e as festas promovidas pela comunidade local.
Sua direção, eleita a cada biênio, é composta pelos Conselhos Deliberativo e Fiscal e pela Diretoria Executiva.
Visão: Ser referência regional no incentivo à produção rural ambientalmente sustentável.