SOBRE O PDOT
O Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) é uma lei, cuja revisão é feita a cada 10 anos.
Esta lei serve para para planejar o desenvolvimento do DF, de forma justa e sustentável, conciliando os interesses de todas as regiões e dos diferentes segmentos da população.
As oficinas participativas são as reuniões em que os representantes das respectivas comunidades apresentam suas demandas e interesses. Em todo o DF serão 35 reuniões nas regiões administrativas (RAs) e 18 reuniões com segmentos da sociedade civil.
AS FRENTES DE ATUAÇÃO DA ASPROESTE
1- Oficina participativa da RAS Sobradinho II, marcada para o dia 07 de outubro de 2023, apresentando e defendendo o Lago Oeste Preservado e Rural, levando o conjunto de propostas apresentadas e aprovadas pelos associados e comunidade.
2- Conselho de Gestão Participativa (CGP-SEDUH), representando a sociedade civil no segmento Recursos Hídricos, com a responsabilidade de alertar sobre os riscos que envolvem as áreas produtoras de águas do DF.
O LAGO OESTE NO PDOT
Os interesses da comunidade do Lago Oeste estão sendo colhidos nas reuniões livres que a ASPROESTE promove em sua sede. A primeira, em 23/06/2023, definiu a proposta central – Lago Oeste Preservado e Rural; a próxima reunião será nesta sexta, 28/7, às 18:00 h, quando serão aprofundadas as propostas vindas dos representantes de rua que responderam à consulta feita pela ASPROESTE.
Outras reuniões estão agendadas para ouvir os segmentos representativos da nossa comunidade: 11/8 – produtores rurais; 25/8 – empreendedores de turismo rural, comércio e serviços locais; 08/09 – entidades e pessoas dedicadas a preservação ambiental.
No dia 22/9 faremos a Reunião para fechamento final do documento a ser levado oficialmente pela Asproeste para a Oficina Participativa de Sobradinho, onde esperamos a participação de associados afinados com as propostas deliberadas nas reuniões.