O LAGO OESTE NO PDOT 2020-2030

O PDOT – Plano Diretor de Ordenamento Territorial é uma lei que se atualiza de 10 em 10 anos, e a cada atualização a população é consultada para manifestar as necessidades e os interesses coletivos de suas respectivas comunidades.

LAGO OESTE, conforme manifestado pela maioria dos associados da ASPROESTE e de seus moradores, pretende continuar sendo  Zona Rural de Uso Controlado II e área de preservação ambiental, mantendo as mesmas condições da Lei Complementar 803 de 25/04/2009.

 

 AS PROPOSTAS DA COMUNIDADE DO LAGO OESTE PARA O PDOT

ASPROESTE levará à Oficina Participativa da RA Sobradinho II, marcada para o dia 07 de outubro de 2023, um conjunto final de propostas apresentadas e aprovadas pelos associados e comunidade.

Até aqui temos a Lista geral de propostas que inclui, além das manifestações dos representantes de ruas, as propostas de outras entidades similares, em reuniões que contaram com a presença de representantes da ASPROESTE.

Dessa lista geral extraímos a Lista propostas selecionadas até 28/07/23 já apresentadas na reunião do dia 28/07 e  que ainda estão sob análise. Novas contribuições podem ser enviadas até a véspera da Oficina Participativa de Sobradinho II (06/10/2023), data em que teremos a proposta final.

Outra importante missão da ASPROESTE é integrar o Comitê de Gestão Participativa (CGP-SEDUH), representando a sociedade civil no segmento Recursos Hídricos, com a responsabilidade de alertar sobre os riscos que envolvem as áreas produtoras de águas do DF.

Neste comitê a ASPROESTE está sendo representada pelos associados Marcos Santarosa e Djalma Nunes.

Ainda sobre o CGP, a diretoria da ASPROESTE vem comparecendo às reuniões de entidades ligadas aos interesses do Lago Oeste, tendo participado de reuniões livres promovidas pelo segmento rural no CEASA, pelo Fórum das Águas, e ainda de Oficinas Participativas da SEDUH, como a de Sobradinho, além de manter o acompanhamento das demais oficinas das Regiões Administrativas e dos diferentes segmentos sociais e econômicos disponíveis em vídeo no site da SEDUH.

A ESTRATÉGIA DE ATUAÇÃO DA ASPROESTE no PDOT

1) PREMISSAS:
  1. a) vamos enfrentar diferentes interesses – políticos e econômicos. Isso é natural e está na própria razão de ser do PDOT.
  2. b) precisamos que a opinião pública seja a advogada do Lago Oeste por ocasião da votação da Lei do PDOT na Câmara Legislativa do DF.
2) OBJETIVOS:
  1. a) levar ao PDOT propostas bem elaboradas e fundamentadas, previamente discutidas e aprovadas por toda a comunidade do Lago Oeste.
  2. b) demonstrar a população do DF, a importância do Lago Oeste, como área de proteção ambiental; produtora de água e economicamente relevante – apresentando os empreendimentos locais de agricultura e turismo sustentáveis.

No Instagram @asproesteaspro estamos publicando posts dos empreendimentos do Lago Oeste. O objetivo é mostrar o que aqui se faz, respeitando a natureza e cuidando do ambiente para as gerações futuras do DF.

Ao final desse esforço, chegaremos a fase final do PDOT com um dossiê completo sobre o Lago Oeste. Uma peça de divulgação, persuasão e convencimento para ser levada aos meios de comunicação, aos formadores de opinião, aos políticos e a população do DF.

PARTICIPE!

Faça parte. Entre em contato com a ASPROESTE – mande fotos, vídeos e um pequeno histórico do seu negocio/atividade – produção rural, turismo, restaurante, lazer, arte, educação ambiental, prevenção, cuidados  com animais, ecologia, saúde, tudo de bom que você faz, por que o Lago Oeste é rural e deve ser preservado. E não se esqueça de incluir  o seu contato e divulgar a página da ASPROESTE no Instagram para todos os seus clientes e contatos.

3) MOBILIZAÇÃO:
  1. a) realização de reuniões comunitárias (livres) – precedidas de palestras de especialistas com o intuito de orientar sobre o processo do PDOT- as experiências, os riscos e as possibilidades.
  2. b) reuniões com segmentos de atuação local – produção rural e agroindústria; agroturismo e comércio.
  3. c) promoção de rodas de conversa com ambientalistas e representantes de organizações de preservação ambiental.
  4. d) reuniões finalísticas com os representantes de ruas e dos segmentos econômicos para fechamento das propostas e indicação/treinamento/orientação das pessoas que irão participar da Oficina em Sobradinho II.

28/07 – Vanderlei Dias Soares, Chefe de Gabinete da Administração de Sobradinho, funcionário público de carreira, especializado em gestão urbana e dono de profundo conhecimento do território do DF, suas leis e as práticas do PDOT.

– Apresentação das propostas selecionadas

11/08 – Maria Silvia Rossi – ex subsecretaria da SEMA, atualmente no Ministério do Meio Ambiente – especialista no Zoneamento Ecológico do Distrito Federal –ZEE.   (a palestra foi cancelada devido a compromissos profissionais e urgentes da palestrante) . Em razão da importância do tema, estamos em busca de substituto.

– Reapresentação das propostas selecionadas

 

18/08 – A regularização de pequenas agroindústrias foi o tema da palestra do Dr. Marcelo Atta, realizada no dia 18/8 na sede da Asproeste. Representando a Subsecretaria de Defesa Pecuária-SEAGRI-GDF, o palestrante fez um painel da legislação que rege a fabricação de produtos de origem animal – carnes, embutidos, queijos, ovos etc. – e indicou caminhos para a regularização e comercialização de alimentos no mercado do DF, em todo o Brasil e também no exterior.

A palestra, promovida pela ASPROESTE, é parte dos esforços para aperfeiçoar e enriquecer a proposta do Lago Oeste Rural no âmbito do PDOT. Diante da presença reduzida, devido à confirmação de última hora, o Dr. Marcelo teve a gentileza de nos ceder os slides da palestra. Para acessar os slides da palestra, fotos e mais informações clique aqui.

 

22/08 – Reunião com o Administrador de Sobradinho II – Diego Matos, para explanação prévia sobre a Oficina Participativa SEDUH, marcada para 07 de outubro. Para acessar fotos, informações e o resumo desta reunião clique aqui.

 

30/08 – Reunião Livre tema Oficina Planejamento Participativo Situacional para o Turismo no NRLO

Palestrantes:Universidade de Brasília – Centro de TurismoEquipe técnica do Projeto de Extensão Turismo e suas ruralidades no Núcleo Rural Lago OesteProfa Marutschka Martini MoeschProf Luiz Carlos Spille PenaAlunos bolsistas e voluntáriosArthur Moraes CavalcanteCristina Tani GomesGiulia Albuquerque Moutinho de Oliveira DornelJoão Gabriel Silva de Medeiros Dantas

Para acessar os slides da palestra, fotos e mais informações clique aqui.

 

Entrar

Cadastrar

Redefinir senha

Digite o seu nome de usuário ou endereço de e-mail, você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.