Com a presença dos professores titulares, alunos e bolsistas do CET-UnB – Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, a ASPROESTE realizou na noite de ontem, 30 de agosto de 2023, uma das mais profícuas e produtivas oficinas visando o PDOT e, especialmente, a centralidade da nossa proposta de um Lago Oeste Preservado e Rural.
Inicialmente, o Professor Luiz Spiller apresentou, por meio do seu grupo de alunos e bolsistas, o trabalho de pesquisa em torno da Feira de produtos locais, realizada aos sábados aqui no Galpão da Asproeste.
Em seguida a Professora Marutschka Martini Moesch, (Professora Maru!), trouxe uma nova experiência: o trabalho em grupo para identificar problemas e priorizar soluções coletivas. Foi apenas uma pequena amostra da metodologia desenvolvida pelo CET-UnB para apoiar comunidades envolvidas com o turismo, atividade entendida como fenômeno social, integrado, portanto, pelos mais variados segmentos, entre eles, por exemplo, a agroecologia e a preservação ambiental.
A ASPROESTE, a VIVA LAGO OESTE e AAF (Amigos da Floresta) entidades representativas do Lago Oeste, assinarão em conjunto, um oficio endereçado a UnB, solicitando a cooperação oficial e permanente do Centro de Excelência em Turismo, para a orientação e desenvolvimento do turismo rural e sustentável em nossa Região. Esta é a melhor notícia!
Acesse os slides dessa reunião:
Oficina dos 13 passos PPS ( Plano Participativo Situacional).