Dos alpes suíços e quintas portuguesas até o planalto central.
Em 1819 chegaram ao Rio de Janeiro a família Monnerat, um grupo de colonos suíços que se instalaram na Vila do Morro Queimado, onde é hoje conhecida como a cidade de Nova Friburgo.
Alguns anos depois, no final do século XIX chegava ao Rio de Janeiro, vindo da cidade do Porto, Manoel Henrique Silva, fundador da família Henrique Silva se instalando em Niterói.
Os anos se passaram, a família aumentou, mas o gosto pelo campo, trabalho, e produção de leite sempre estiveram presentes.
Em 1975 nos mudamos para Brasília e em 1997 Aldir Henrique Silva, economista, e sua esposa Marly Monnerat Bittencourt e Silva, veterinária, adquiram uma fazenda em Luziânia onde produziam leite que era comercializado para a indústria e queijos para consumo familiar.
O casal e seus filhos investiram em genética e no aprimoramento na produção de alimentos conquistando inúmeros prêmios em diversas exposições locais e nacionais nas cidades de Brasília, Uberaba, Anápolis, Luziânia, Paracatu entre outros.
A partir de 2016, o filho mais novo, Mauricio e sua esposa Rosylana fundaram a Queijaria Rancharia após concluírem cursos de formação se especializando em queijos artesanais finos, passando a produzir queijos tipo franceses, suíços e autorais para atender a um pequeno grupo de clientes e amigos.
Com a descoberta da intolerância ao leite do seu filho caçula em meados de 2004 o casal investiu na seleção de animais que produzem exclusivamente leite A2A2 para produção dos queijos.
O reconhecimento do trabalho logo se espalhou e assim a necessidade de aumentar a produção.
Para atender a demanda, migramos a queijaria para o Lago Oeste situado a 30 minutos do centro de Brasília e com a consultoria da Emater/DF estamos instalando a queijaria onde produzimos e atendemos os nossos clientes.